Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vida de Sonho

A nossa vida de sonho constrói-se, aqui temos simplesmente algo próximo de um diário.



Sexta-feira, 12.01.18

2 notas sobre felicidade

Podemos investigar, estudar, aprofundar a nossa busca pelas respostas às questões fundamentais, mas há uma vida para viver diariamente. E a questão é sempre a mesma: como ser feliz? Nem é preciso tanto, basta conseguir estar bem de forma consistente. Afinal, tudo o que fazemos é uma busca por nos sentirmos bem.

A primeira grande lição dos últimos anos é que a vida vai sempre proporcionar momentos bons e momentos maus. Não adianta divagar sobre isto. É fundamental aceitarmos este facto. Criar uma expetativa de uma existência completamente feliz, todos os dias, a todas as horas, é uma fonte de sofrimento para a esmagadora maioria da humanidade. Na verdade, apenas os místicos apresentam relatos que apontam para a felicidade permanente. Mas isso acontece quando percebem a irrealidade do mundo material (algo muito longe da estrutura mental da maior parte da humanidade).

Depois, perceber algumas armadilhas da mente. A nossa mente é uma fonte inesgotável de desejos: queremos coisas, sentimentos, pessoas, etc. Depois de conseguir o que quer, começa imediatamente a pensar na seguinte, numa sucessão sem fim, de insatisfação permanente. Mas não fica por aí, tem um lado ditatorial muito marcado. Deseja que as coisas aconteçam de acordo com a sua vontade. Que as pessoas concordem com as nossas ideias, que se comportem como achamos adequado, que tudo aconteça de acordo com a nossa vontade. Pois bem, apenas as nossas ações podem ser coerentes com a nossa vontade, esperar que eventos exteriores ocorram de acordo com a nossa visão é caminho direto para situações de frustração, dor interior.

Esta reflexão não teria fim, mas o tempo é limitado, infelizmente.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Vida de sonho às 09:46



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2018

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.