Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vida de Sonho

Todos os dias temos uma decisão a tomar: o que vou fazer com a minha vida? Por aqui registo reflexões sobre essa guerra.



Terça-feira, 11.12.18

Algo nos une

O Natal aproxima-se a uma velocidade vertiginosa. Hora de começar a tratar da festa e das prendas. As prendas são algo muito agradável de receber, mas que dão uma trabalheira monumental. Há que cumprir a tradição.

É uma das épocas mais bonitas do ano, uma festa religiosa que se tornou um dos momentos mais fortes do ponto de vista comercial. O capitalismo também conseguiu "capitalizar" esta festa.

Não esqueçamos, no entanto, o que se festeja: o nascimento de Jesus Cristo, a personalidade mais influente no Ocidente. Vemo-lo como a encarnação de Deus, a quem ele chama Pai. Noutras tradições religiosas é reconhecido como um avatar. No Hinduísmo há várias personalidades consideradas avatares, encarnações divinas. Podemos referir Rama ou Krishna, por exemplo. No séc XIX, curiosamente, um homem designado como Ramakrishna é considerado por alguns nova encarnação. Na China, Lao Tzu, inspirador do Taoismo, poderia eventualmente ser considerado algo próximo.

Onde quero chegar com isto? Simples, ao ecumenismo. Há muitos pensadores a reclamar as semelhanças entre religiões, mas a nossa história (Cristianismo) é mais de superioridade do que respeito pelas outras manifestações religiosas. Espero que a perda de influência do Cristianismo no Ocidente tenha como resultado uma maior abertura para olhar para as outras religiões de igual para igual e assim dar um exemplo ao mundo de respeito e tolerância que beneficia todos.

A verdade é que estamos a lidar com ideias que não conseguimos provar ou compreender na totalidade, apenas acreditamos. E se acreditamos em algo que não conseguimos provar, por que motivo a nossa crença é superior às outras? A humildade e o respeito seriam bem mais úteis para termos um mundo mais harmonioso do que uma postura de superioridade sem fundamento.

Podemos ser crentes, agnósticos ou ateus, mas uma coisa fundamental nos une: não sabemos se Deus existe, quem criou o universo, como e porquê. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Vida de sonho às 19:11


1 comentário

De soraia a 12.12.2018 às 07:28

O Natal é época de união entre as famílias,contudo,acho que isso deveria de ser durante todo o ano,não é só no Natal que as famílias se deveriam juntar,pelo menos,é a minha opinião!! Bom dia e muito boa quarta-feira para ti!!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2018

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.