Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vida de Sonho

Todos os dias temos uma decisão a tomar: o que vou fazer com a minha vida? Por aqui registo reflexões sobre essa guerra.



Terça-feira, 09.01.18

Alimentação saudável: 2018 em equilíbrio

É curioso verificar como os nossos pensamentos mudam ao longo de tempo. Este ano de 2018 está a mostrar-se interessante no capítulo da alimentação. Quando iniciei o percurso de alimentação saudável, o entusiasmo inicial levou a opções fortes do tipo cortar isto, reduzir aquilo ao mínimo, etc... No meu caso, a vítima foi o açúcar, que se mantém afastado na forma refinada, e a redução dos hidratos de carbono. Também os produtos lácteos e os grãos sofreram uns cortes valentes. Foi uma fase de seleção agressiva, quase separar bons e maus.

Claro que o estudo continua. A primeira fase foi controlar quantidades, perceber as calorias associadas ao que comia e a preocupação por fazer melhores escolhas alimentares. Depois, dado o histórico de diabetes na família e o fitness, começou o processo de redução dos hidratos de carbono e cuidar do tema insulina. Aqui, a influência da visão Paleo foi muito forte. Com alguma naturalidade fui parar ao tema de alimentos ácidos vs alcalinos e fiz também algumas escolhas nesse sentido (por exemplo, mais citrinos e amêndoas).

Este ano inicia com um sentimento de equilíbrio. O nosso corpo necessita de alimentos ácidos e alcalinos, é no equilíbrio que está o grande segredo da sustentabilidade no nosso regime alimentar. Assim, as proteínas são eleitas como fornecedor principal de alimentos acidificantes, acompanhadas por uma quantidade generosa de alimentos alcalinizantes (sopa, saladas e fruta). A grande diferença é que há menos sensação de bom e mau, faz bem ou faz mal. Há um equilíbrio entre diferentes alimentos necessários para o corpo e temos um tema crítico a entrar em velocidade de cruzeiro sem grandes dificuldades.

2018 está a começar bem na alimentação.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Vida de sonho às 09:39


2 comentários

De L a 19.01.2018 às 15:44

Acredito que o equilíbrio é mesmo o mais importante... Podemos cortar hidratos, tirar açúcar...e não ser o mais correcto para nós. Devemos ouvir o corpo e encontrar o seu equilíbrio :)

De Vida de sonho a 23.01.2018 às 09:48

Obrigado pela visita e comentário. É melhor para o corpo e para a mente (nem referi isso). Quantas vezes medidas mais extremas têm impactos negativos no nosso bem estar mental? E se cabeça não está bem, os corpo também sofre com isso... Bom 2018!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2018

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.