Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vida de Sonho

Todos os dias temos uma decisão a tomar: o que vou fazer com a minha vida? Por aqui registo reflexões sobre essa guerra.



Quinta-feira, 04.10.18

As 4 verdades do Budismo

Está difícil arrancar, hoje, porque há diversos temas a ocupar os pensamentos. Muitos vão ter aos problemas que as pessoas enfrentam no dia a dia, a forma como os enfrentam, como há tanta infelicidade no mundo. Lembro-me sempre do Budismo e das suas 4 verdades.

1. Sofrimento existe

2. O sofrimento tem origem nos desejos

3. Há uma solução para o sofrimento

4. O caminho óctuplo (8 comportamentos) que nos liberta do sofrimento

Este pragmatismo extremo do Budismo impressiona, porque quando analisamos a forma como as pessoas experienciam a vida, vemos que é verdade: as pessoas estão em sofrimento. Mesmo que não expresso exteriormente, há uma dimensão íntima especialista em sintonizar pensamentos e sentimentos negativos.

Se pensarmos no tema de forma racional, rapidamente percebemos que não faz qualquer sentido a forma como se problematiza o nosso dia a dia. É privilégio estarmos vivos, termos estas experiências de conhecer o mundo, outras pessoas, conhecer o amor, a paixão, a amizade, mas também a dor, o ódio, a doença, etc... Podíamos não existir, mas foi-nos dada a possibilidade de viver. Isso é a razão, mas somos seres muito ligados aos pensamentos e emoções que experienciamos, o que acaba por nos impedir de ver a "bigger picture".

É a vida, é a forma como o ser humano evoluiu. É pena, porque de um momento para o outro tudo muda ou tudo acaba, e a sensação de desperdiçar algo tão precioso como a existência não deve ser nada agradável.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Vida de sonho às 09:33



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2018

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.