As 4 verdades do Budismo
Está difícil arrancar, hoje, porque há diversos temas a ocupar os pensamentos. Muitos vão ter aos problemas que as pessoas enfrentam no dia a dia, a forma como os enfrentam, como há tanta infelicidade no mundo. Lembro-me sempre do Budismo e das suas 4 verdades.
1. Sofrimento existe
2. O sofrimento tem origem nos desejos
3. Há uma solução para o sofrimento
4. O caminho óctuplo (8 comportamentos) que nos liberta do sofrimento
Este pragmatismo extremo do Budismo impressiona, porque quando analisamos a forma como as pessoas experienciam a vida, vemos que é verdade: as pessoas estão em sofrimento. Mesmo que não expresso exteriormente, há uma dimensão íntima especialista em sintonizar pensamentos e sentimentos negativos.
Se pensarmos no tema de forma racional, rapidamente percebemos que não faz qualquer sentido a forma como se problematiza o nosso dia a dia. É privilégio estarmos vivos, termos estas experiências de conhecer o mundo, outras pessoas, conhecer o amor, a paixão, a amizade, mas também a dor, o ódio, a doença, etc... Podíamos não existir, mas foi-nos dada a possibilidade de viver. Isso é a razão, mas somos seres muito ligados aos pensamentos e emoções que experienciamos, o que acaba por nos impedir de ver a "bigger picture".
É a vida, é a forma como o ser humano evoluiu. É pena, porque de um momento para o outro tudo muda ou tudo acaba, e a sensação de desperdiçar algo tão precioso como a existência não deve ser nada agradável.