Avaliações no trabalho
Aproxima-se o período de avaliações no trabalho. É sempre um processo que cria ansiedade, desconforto e alguma turbulência.
Do lado dos avaliadores, a gestão de equilíbrios é delicada. Pretende-se manter equipas motivadas e passar mensagens positivas e de estímulo, mas também ter os pés assentes na terra e olhar para o lado menos bom, bem como não inflacionar as classificações. A transparência é o melhor para todos, da forma mais respeitosa e diplomática possível.
Do lado dos avaliados, temos o tema do receio. Como será? Sente-se a parte mais fraca da relação e vê nas mão da hierarquia uma influência muito grande sobre o seu futuro profissional. Este desconforto pode bloquear uma comunicação fluida, transparente, onde tudo se pode falar.
É altura de desligar da pressão das tarefas diárias e duas pessoas mergulharem na realidade que ocupa grande parte da nossa vida. Temos vantagens numa conversa franca e aberta, também temos muitas vantagens em perceber que as nossas expetativas podem não ser correspondidas. É um jogo de equilíbrio, ponderação.
O problema é que andamos sempre a correr e estes processos também sofrem da falta de tempo dedicado para se retirar o máximo de benefícios. Mas é importante, muito importante e merece um adequado investimento da nossa atenção para o mesmo.