Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vida de Sonho

A nossa vida de sonho constrói-se, aqui temos simplesmente algo próximo de um diário.



Sexta-feira, 06.04.18

Contributos da espiritualidade

Um destes dias tomei um café com um familiar, algo que fazemos regularmente para falar da vida, assentar ideias, partilhar experiências, etc... Bem, uma conversa de amigos. A certa altura cheguei ao tema da espiritualidade, do autoconhecimento e da eternas questões humanas (quem somos, o que fazemos aqui, qual a origem e natureza do universo, etc...). A conversa fica bastante abstrata e surgiu a questão: afinal, em que medida estes temas nos ajudam na vida diária?

O maior contributo deste capítulo para a nossa vida é a humildade. Quando refletimos sobre quem somos e o nosso lugar no mundo, percebemos que somos um pequeno grão de pó num universo infinito, bem como uma pequeníssima parte deste enorme planeta. Percebemos que a nossa passagem por aqui resume-se a 80 anos de uma história de milhares de milhões de anos. Sim, não somos importantes. O nosso desaparecimento iria ter impacto em uma ou duas dezenas de pessoas e durante tempo limitado. A vida continua, o ser humano adapta-se a nova circunstâncias. Que remédio! Não somos tão importantes como o nosso ego acha. Sim, o ego acha que é o centro do universo. Isto é uma fonte de sofrimento apreciável, porque queremos que as coisas aconteçam de acordo com a nossa vontade e achamos que as ações dos outros são influenciadas pela nossa pessoa. Ilusões que só originam sofrimento interior.

Por outro lado, aprende-se sobre o funcionamento da mente. Percebemos que o fluxo de pensamentos que pensamos ser nós é a repetição de uma programação que fizemos ao longo do tempo. Quando repetimos as mesmas ideias, os mesmos pensamentos, estamos a reforçar o seu peso no subconsciente. O subsconsciente não faz mais do que apresentar ao consciente os pensamentos mais importantes para nós, ou seja, os que têm maior carga emocional fruto dessa repetição e reforço ao longo do tempo. Ao percebermos isto, podemos usufruir de duas vantagens importantes. Deixamos de nos identificar com esses pensamentos e tomamos consciência que os podemos mudar. Como mudar? Programando, repetindo pensamentos diferentes.

Numa conversa o tema é abstrato, no entanto, o contributo para a nossa vida do dia a dia pode ser o mais importante possível. Para mim tem sido.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Vida de sonho às 09:41


3 comentários

De de mim para ... a 06.04.2018 às 11:27

uma verdade que tento explicar e passar para a próxima geração.
Pura verdade!
by me

De Vida de sonho a 06.04.2018 às 13:00

Obrigado pelo comentário.
E apenas estamos no básico. Se a nossa cultura fosse mais aberta a estes temas, os níveis de felicidade/satisfação subiriam muito. Mas enquanto o materialismo for dominante...

De gatodeloiça a 08.04.2018 às 13:30

Reprogramar é importante, aliás aí é que vamos abrindo caminho.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2018

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.