Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vida de Sonho

A nossa vida de sonho constrói-se, aqui temos simplesmente algo próximo de um diário.



Sexta-feira, 08.06.18

Da independência financeira

Para quem aspira a liberdade há um aspeto incontornável: independência financeira. O que significa isto? Simplesmente ter um património que gere rendimento suficiente para que possamos sobreviver sem necessitar de trabalhar. Podemos trabalhar, fazer algo de útil para a sociedade, mas não ter a nossa subsistência dependente disso.

É claro que a maioria da população não usufrui desse privilégio, mas nada nos impede de o construir, de orientarmos e organizarmos a nossa vida nesse sentido. A tática de que mais gostei consta no livro The Success Principles, de Jack Canfield: poupar 10% dos nossos rendimentos. Considerando uma semana de trabalho, segunda-feira de manhã trabalhamos para a nossa independência financeira, uma poupança de longo prazo, intocável, apenas para capitalizar. E este ponto é fundamental. Um dos grandes segredos para aumentar os nossos rendimentos são os juros compostos, ou seja, os rendimentos que um patrinónio gera são reinvestidos, logo, eles próprios vão gerar novos rendimentos.

Apliquei esta tática nos últimos anos e cheguei a um ponto de grande satisfação. Neste momento, a minha família é solvente, ou seja, o património é superior às dívidas. Visto que a única dívida é o crédito à habitação, significa que neste momento poderia pagar a minha casa. A partir deste mês, há menos um agregado familiar a contribuir negativamente para o elevado rácio de endividamento das famílias nacionais.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Vida de sonho às 09:35



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2018

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.