Daily journal - 28/12/2017
Ontem, mais um conceito muito interessante consolidou-se na minha mente. O que acontece com a vida de pessoas iluminadas, os Budas?
De acordo com a filosofia da Advaita Vedanta, com a iluminação espiritual o nosso verdadeiro ser é revelado. Defende que não somos este corpo e mente, mas sim a consciência universal que deu origem a esta fantástica criação. Assim, se o humano "comum" se identifica com um corpo e experiencia o mundo à sua volta, o ser iluminado é tudo. Não está limitado à consciência de um corpo, de uma pessoa. Sendo assim, o que acontece a esse corpo? A essa "pessoa" que pensava ser e acaba dissolvida na consciência universal?
Pois bem, esse conjunto corpo/mente continua a viver como fazia antes. Pode ter o seu emprego, a sua família, todas as atividades, no entanto, a consciência que o experiencia é muito mais abrangente do que ele, Passa a ser uma ferramenta de interação com o mundo. As pessoas à sua volta não notam grandes diferenças, porque a sua vida pode continuar da mesma forma, mas o interior desse conjunto é revolucionado.
E assim, não há qualquer incompatibilidade entre a vida comum do ser humano e um percurso espiritual. A primeira não impede a segunda, nem a segunda compromete a primeira. Esta perceção é muito importante e reforça a ligação à espiritualidade e esta busca pela minha verdadeira natureza e pelas respostas às perguntas fundamentais da humanidade.