Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vida de Sonho

Todos os dias temos uma decisão a tomar: o que vou fazer com a minha vida? Por aqui registo reflexões sobre essa guerra.



Quarta-feira, 05.09.18

Do software mental

A novela em minha casa é Anatomia de Grey. Nos últimos meses também tenho visto e algo mudou. Aparecem mais pensamentos sobre a série, o que não acontecia há um ano. Por outro lado, há um impulso para ver esta série e não outra.

É um exemplo muito interessante da programação que é a nossa mente. As coisas começam por ser curiosas, giras, têm alguma piada, mas sem grande importância; com o tempo cria-se um hábito, começam a acontecer de forma algo automática; mais tempo ainda e a ligação emocional torna-se de tal forma intensa que se torna parte da nossa identidade. Isto vale para qualquer coisa a que a nossa mente seja exposta.

O principal impacto vem dos nossos pensamentos. Quando a nossa atenção é focada repetidamente no mesmo pensamento, a mente acaba por o reproduzir de forma automática e quanto mais carga emocional associarmos mais rapidamente é integrado na nossa personalidade. Quando deixamos pensamentos do tipo eu sou isto, eu sou aquilo, flutuar no nosso consciente tempo e vezes suficiente farão parte da nossa autoimagem.

Assim, muito cuidado com o tipo de pensamentos que valorizamos e com o tipo de conteúdos em geral que apresentamos ao nosso consciente. Por outro lado, há uma janela de oportunidade, podemos programar o nosso próprio software mental. Mesmo um software com dezenas de anos pode ser reprogramado, basta investir tempo suficiente em novos conteúdos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Vida de sonho às 09:24



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2018

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.