Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vida de Sonho

Todos os dias temos uma decisão a tomar: o que vou fazer com a minha vida? Por aqui registo reflexões sobre essa guerra.



Segunda-feira, 12.11.18

Filosofia e o dia a dia

Ontem tive uma pequena janela para me dedicar à filosofia e lá estive a ouvir mais uma palestra de Advaita Vedanta. São sempre momentos reflexivos, introspetivos.

Swami Sarvapriyananda falou muito sobre a origem do universo em diversas visões filosóficas e científicas. Mergulhou nas grandes questões da humanidade e a verdade é que continuamos sem respostas. Continuamos sem respostas e será de esperar continuar sem elas durante muito tempo. E aí surge a pergunta mais íntima, com a resposta mais difícil: o que é que eu faço? Como vivo uma existência sem resposta às questões mais fundamentais? A ciência não nos sabe dizer e as repostas religiosas ou filosóficas remetem para algo que não conseguimos experimentar ou comprovar.

Perante esta navegação à vista, o que podemos fazer é traçar um rumo, programar a mente para seguir esse rumo e tentar usufruir o melhor possível da viagem. Acompanhar a ciência e estudar a visão das escolas filosóficas e religiões é algo que merece investimento, mas temos um dia a dia para viver. Nesse dia a dia, aceitar a incerteza que é a nossa existência, ter consciência da nossa insignificância neste cosmos, pode ajudar a não complicar a vida e a passarmos por aqui de forma menos sofrida.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Vida de sonho às 13:07



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2018

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.