Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Todos os dias temos uma decisão a tomar: o que vou fazer com a minha vida? Por aqui registo reflexões sobre essa guerra.
Semana intensa no trabalho, o que limita tempo e concentração para a entrada no diário, que deveria ser... diária. Quando iniciei o diário, o objetivo era seguir a sugestão da área do desenvolvimento pessoal, que nos lembra que escrever sobre os nossos projetos, a nossa visão, os nossos sentimentos, tanto ajuda a clarificar ideias como a solidificar a sua presença no nosso inconsciente.
Entre ontem e hoje tive a oportunidade de ler e ver a ted de David Chalmers sobre "The Hard Problem of Concsciousness". É um tema muito importante para mim, dado o investimento e a importância das filosofia e espiritualidade na minha vida atual. David Chalmers lembra-nos que embora tenhamos imenso conhecimento sobre o funcionamento do corpo e mesmo do cérebro, a ciência ainda não consegue explicar como é que temos esta experiência subjetiva, ou seja, como aparece esta sensação de ser uma pessoa consciente - first person experience. Uma das propostas mais disruptivas que apresenta é consciência ser uma realidade fundamental, como tempo, espaço ou matéria, e não ser algo criado pelo cérebro. Isto é, ela existiria por si, não dependia de nada para existir. A visão materialista da ciência não deve simpatizar muito com a ideia, mas não é um conceito nada estranho a sistemas filosóficos e religiosos.
Foi muito interessante contactar com esta temática e muda a nossa visão da ciência e do conhecimento científico.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.