Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vida de Sonho

Todos os dias temos uma decisão a tomar: o que vou fazer com a minha vida? Por aqui registo reflexões sobre essa guerra.



Terça-feira, 24.04.18

Lazer vs obrigações

Um dos aspetos comuns a quase toda a gente é gostar de lazer. Num dia de sol, um passeio ou um café numa esplanada é muito mais agradável do que arrumar as roupas; ir ao cinema é globalmente preferível a limpar o pó; um jantar com amigos é melhor programa do que fazer jantar e arrumar a cozinha. Estar de férias é bem melhor do que ir trabalhar.

Com isto criamos padrões mentais que acabam por associar lazer a sentimentos positivos e trabalho (profissional ou doméstico) a sentimentos menos positivos. Naturalmente, temos tendência a preferir fazer o que cria sentimentos positivos. Mas esta moeda tem duas faces, as coisas não são assim tão lineares. Nós desempenhamos papéis para os quais fomos formatados. Enquanto pais temos certas obrigações (cuidar do lar, alimentar, cuidar da saúde, etc...), tal como enquanto profissionais (fazer tarefas, assumir responsabilidades, gerir clientes, etc...). Quando a balança inclina apenas para o lado do lazer e as obrigações são descuradas entramos num desequilíbrio. E esse desequilíbrio pode não trazer satisfação, porque o não cumprimento das nossas obrigações também origina um sentimento de desconforto, de falha. Se não desempenharmos bem o nosso papel não estaremos bem, logo, os próprios momentos de lazer têm um efeito muito limitado.

Podemos, então, entrar num ciclo vicioso. Não nos sentimos bem, logo procuramos atividades associadas a sentimentos positivos e descuramos as restantes. Ao descurar as restantes não nos sentimos bem e procuramos atividades que nos façam sentir bem. Nesta situação particular não há qualquer dúvida sobre como quebrar o ciclo vicioso: cumprir as nossas obrigações, o que nos dará um sentimento de dever cumprido. Sobra sempre tempo para momentos de lazer, que serão ainda mais positivos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Vida de sonho às 09:25



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2018

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.