Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vida de Sonho

A nossa vida de sonho constrói-se, aqui temos simplesmente algo próximo de um diário.



Sexta-feira, 23.03.18

Mudança

É assim que a nossa vida muda num instante. Ontem, durante um almoço com o chefe diz-me ele: temos que falar sobre uma ideias que ando a pensar. Pois é, umas ideias que envovem um cenário de mudança de área e divisão geográfica Porto/Lisboa.

Já sabemos que a mudança é cada vez mais acelerada e temos uma resistência interior à mesma. A maioria de nós gosta da zona de conforto, de segurança, saber o que nos espera, o que vai acontecer, mas o mundo não está a evoluir dessa forma. Vejo que muitas pessoas passam os dias a traçar cenários mentais, fantasiam acontecimentos, alimentam receios. A verdade é que esses cenários apenas existem na nossa cabeça e a esmagadora maioria deles não chega a concretizar-se. As mudanças acontecem, tantas e tantas vezes, quando estamos sossegados em frente ao computador e o telefone toca ou a almoçar e o chefe diz preciso falar contigo um bocadinho.

A mudança é das poucas coisas que são, paradoxalmente, constantes. Outra característica da mudança é que muitas vezes escapa ao nosso controlo, não é determinada por nós. O trabalho é o exemplo mais gritante, mas também na nossa vida particular. Uma doença de um familiar, uma avaria num eletrodoméstico, uma tempestade que inunda a casa, convite para jantar em casa de alguém, etc... Há sempre imensas coisas a acontecer que impactam em nós porque fazemos parte de um sistema interligado, em que uma ação inicia uma reação em cadeia. Se for passear à chuva, posso apanhar uma gripe, ter febre alta e ficar de cama. Isso gera uma série de consequências: a dinâmica familiar ajusta-se, a dinâmica profissional é impactada, a farmácia vende mais uns medicamentos, etc...

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Vida de sonho às 09:22


7 comentários

De gatodeloiça a 23.03.2018 às 23:08

Falas de mudanças que ocorrem de fora para dentro ou seja coisas que interferem connosco e que se forem inevitáveis temos que nos ajustar a elas. E aquelas que são de dentro para fora, ou seja queres algo, e não tens forma de promover a mudança? porque não tens condições , por exemplo? Aí mesmo que queiras não há mudança, tem que se esperar por melhores alturas!

De Vida de sonho a 24.03.2018 às 18:06

As mudanças de dentro para fora são muito mais simples, porque dependem de nós. Essa mudança interior é a minha história nos últimos 4 anos. E os pequenos ajustes que fiz aos poucos provocaram mudanças importantes com o tempo. Agora, se não levares a mal, faço a pergunta dura: isso de não termos condições poderá ser uma desculpa para a imobilidade? O medo, insegurança a paralisar-nos? Estamos a falar em abstrato, mas, dada a minha experiência, parece-me quase impossível que não possamos fazer nada para iniciarmos a mudança. Podemos não fazer tudo o que queremos, mas podemos dar passos nesse sentido. Parados é que nada muda.

De Anónimo a 24.03.2018 às 20:16

Olá, permite-me discordar, pela minha experiência de vida as mudanças interiores são das coisas mais difíceis de se fazer!!! As pessoas não mudam do pé para a mão! Agora se falas em objetivos que as pessoas se propõem fazer já é diferente! Pode-se dar pequenos passos para alcançar algum objetivo. Em relação ao que falava, não é medo nem nada parecido, se bem que uma situação que é desconhecida poderá gerar sempre alguma insegurança; falo por exemplo: eu quero muito mudar de casa, mas não depende apenas da minha vontade, porque de momento não tenho condições que me permitam, nem vou ter nos próximos tempos. Por isso digo que não é apenas a vontade interior que resolve, senão já estava.bjs

De Vida de sonho a 26.03.2018 às 09:30

É um bom exemplo, mudar de casa. Até pode ser um objetivo, a concretizar passo a passo. Para onde quero ir? Quanto custa nessa zona? Qual o impacto no orçamento mensal? Consigo suportar o acréscimo? Consigo com cortes em alguns custos? Necessito mais rendimentos? Um part time? O que estou disposto/a a fazer por isso? O que tenho feito? O que posso fazer diferente que me aproxime do objetivo?

De gatodeloiça a 24.03.2018 às 20:18

Desculpa, era eu a comentar, mas ficou em anónimo.

De Vida de sonho a 24.03.2018 às 18:10

Neste momento não tenho a vida que desejo, mas iniciei o percurso para a construir e usufruir daqui a 10,15, 20 anos. A verdade é que só me arrependo de ter demorado tanto a começar. É um processo, um percurso, uma maratona.

De gatodeloiça a 24.03.2018 às 20:18

Então boa sorte, espero que consigas! bjs

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2018

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.