Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vida de Sonho

Todos os dias temos uma decisão a tomar: o que vou fazer com a minha vida? Por aqui registo reflexões sobre essa guerra.



Quarta-feira, 12.09.18

O poder da decisão

É muito provável que poucos tenhamos consciência de que grande parte do curso da nossa vida é determinado por decisões que tomamos. Não estou a falar de grandes decisões, mas aquelas pequenas decisões com impacto no nosso dia a dia.

A certa altura da nossa vida decidimos se íamos ser profissionais empenhados ou de serviços mínimos, se donos de casa exemplares ou não, fazer exercício ou não, ler ou não, etc... Uma vez tomada uma decisão, a lei causa efeito entra em ação e as consequências aparecem. Especialmente se continuarmos a atuar de forma consistente durante muito tempo.

Claro que com a vida complexa que existe atualmente, esta ideia não está nada clara na nossa mente. No meio de tantos estímulos e tantas coisas para fazer, parece mais uma navegação numa tormenta permanente do que outra coisa. A verdade é que somos nós que decidimos seguir esses estímulos e ir a todas.

A vida é muito mais simples do que pensamos, mesmo para quem tem família e emprego. Se nos focarmos no essencial, o dia a dia pode ser controlável. As responsabilidades principais do dia a dia são tratar da família (roupas, refeições, etc...), da casa e do trabalho. Se apenas pensarmos nisso conseguimos gerir as coisas. Claro que também queremos lazer, redes sociais, televisão, tomar um café ou falar ao telefone. Aí já podemos ter mais dificuldade em termos de tempo e energia.

Mas nunca, nunca, sacudir a responsabilidade dos nossos próprios ombros. As escolhas são nossas e se algo está mal, não cabe aos outros resolver ou alterar. É a nossa vida, nossa responsabilidade, nosso leme. As nossas poderosas decisões.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Vida de sonho às 09:23



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2018

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.