Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vida de Sonho

Todos os dias temos uma decisão a tomar: o que vou fazer com a minha vida? Por aqui registo reflexões sobre essa guerra.



Quinta-feira, 11.01.18

O tudo vem sem fazermos nada

E se no tema mais importante da vida o que temos que fazer for nada? Brutal, não é? O contrário de todo o nosso percurso enquanto pessoa.

Quando mergulhamos no mundo da filosofia oriental e da espiritualidade é isso que acontece. Conhecer a realidade fundamental do universo implica transcender a pessoa. Se há algo que pensamos ser é uma pessoa. Assim, há imensas práticas que nos orientam no sentido do conhecimento (iluminação), mas essas práticas são efetuadas pela pessoa, num grau de consciência de pessoa. A iluminação é o momento em que a consciência limitada a uma pessoa larga essa limitação. Esta consciência reconhece que é a consciência universal, que não é uma pessoa, antes a realidade fundamental de toda a criação.

Este momento acontece quando tiver que acontecer e fora do nosso controlo enquanto pessoa. Se misturarmos farinha, sal e fermento e colocarmos no forno, passado algum tempo temos pão. Determinadas ações originam resultados. No entanto, podemos realizar todas as práticas espirituais e a iluminação não acontecer. Sem estas práticas não acontece, mas elas não são suficientes para acontecer. Ou seja, o click final não é acionado pela pessoa, acontecerá de forma espontânea, se acontecer.

Nesse sentido, em relação ao momento da verdade, nada há fazer por parte da pessoa.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Vida de sonho às 09:37



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2018

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.