Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vida de Sonho

Todos os dias temos uma decisão a tomar: o que vou fazer com a minha vida? Por aqui registo reflexões sobre essa guerra.



Segunda-feira, 20.08.18

Preguiça ou Necessidade?

Este fim de semana tive uma prenda inesperada: umas horinhas sozinho em casa. A família foi para a praia e fiquei metade da tarde por casa. Não faltavam coisas para fazer, portanto foi necessário fazer opções. A minha foi meditar.

Meditar tem sempre o mesmo obstáculo a transpor: cansaço. É muito fácil inciar um período de meditação e o resultado ser adormecer. É necessário passar por isso, o corpo necessita de descansar, portanto, quando paramos um bocado, desliga. Após ter descansado o necessário lá consegui um bom período de meditação. Qual foi o resultado? Energia, boa disposição e motivação para realizar algumas tarefas necessárias.

Tudo isto para chegar onde? À falta de descanso. Acredito que seja uma questão comum a muita gente, mas como apenas conheço a minha própria realidade, só falo dela. Quando estou descansado, enfrento as coisas que tenho que fazer com energia, determinação, foco. A mente não divaga tanto, não se foca no que queria estar a fazer, antes no que está realmente a fazer. Por vezes penso que não estou no caminho certo, não tomei as melhor opções de vida, portanto, faço as coisas em esforço, porque tem que ser (e já que te meteste nelas, tens que aguentar e assumir as consequências!). Mas descansado, num ambiente de paz, faço o que tenho que fazer e o resultado é uma sensação de satisfação.

A tentação de fazer imensas coisas, aproveitar, encher os nossos dias de atividade, convívio, conteúdos diversos é grande e somos tentados a pensar que é o caminho para nos sentirmos melhor. Mas, tantas vezes, parar uma ou duas horas, ouvir e ceder aos sinais do corpo, é uma forma de usufruirmos melhor do que acontece a seguir.

Cada vez estou mais convencido que o modo de vida ocidental é excessivo. Continuando a falar por mim, preciso de mais tempo sem fazer nada, preciso de mais calma e tempo de descanso. Claro que aos olhos de tanta gente isto pode ser visto como preguiça, mas o meu bem estar interior chama-lhe necessidade.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Vida de sonho às 09:33



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2018

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.