Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vida de Sonho

Todos os dias temos uma decisão a tomar: o que vou fazer com a minha vida? Por aqui registo reflexões sobre essa guerra.



Quarta-feira, 18.04.18

Reações mentais à mudança

Uma mudança no horizonte é sempre uma boa oportunidade para observarmos a nossa reação. Se estivermos atentos, observadores, conseguimos identificar como estamos presos à zona de conforto e como a nossa mente dispara pensamentos e sentimentos de medo.

Poderei estar mais dias longe da família. O processo de autoconhecimento ganha algo com isso, porque terei mais tempo para mim e para aprofundar o processo. Mas logo as desvantagens aparecem, bem como os conflitos de identidade. Penso em quem fica, que tem que assumir toda a gestão familiar, incluindo duas filhas pequenas. Será que vai gerar afastamento na relação? Quer com o cônjuge, quer com a descendência. Esse afastamento poderá atingir dimensões de rutura? Enfim, os filmes, os medos normais que a imaginação nos coloca. Tudo isto é imaginação, tudo isto são receios de um futuro que poderá não se tornar realidade.

As questões de identidade são também poderosas. Um dos objetivos de vida foi ter um lar estável e estar presente. Ter as semanas partidas vai quebrar a presença diária. Curiosamente, este aspeto é menos intenso. Na verdade, estando presente nos restantes dias não se deixa de acompanhar a famíliar, o crescimento e ajudar nas questões que se levantem.

Tudo isto se passa na nossa cabeça, na nossa mente. E tudo isto é fantasia, imaginação. A verdade é que nada disto está acontecer, não faz parte da minha realidade diária. Embora possa vir a acontecer, até lá são pensamentos que não ajudam, antes prejudicam o que está mesmo acontecer, impactam de forma negativa no que é preciso fazer. Na realidade.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Vida de sonho às 09:22



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2018

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.