Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vida de Sonho

Todos os dias temos uma decisão a tomar: o que vou fazer com a minha vida? Por aqui registo reflexões sobre essa guerra.



Segunda-feira, 01.10.18

Revolução tecnológica e bem estar

Sábado passado foi noite de jantar de família. Decidiu-se, depois, dar um passeio a pé e estive à conversa com um familiar da área da informática. Falámos bastante de tecnologia e da influência crescente que se espera venha a ter na nossa sociedade com bastante rapidez. Deu-me alguns exemplos de como a tecnologia está a incorporar-se nos setores tradicionais, não como adereço extra, mas antes empresas tecnológicas a oferecer produto alternativo ao tradicional (do setor financeiro à construção civil).

Naturalmente, isto levantou algumas questões relevantes no meu lado mais filosófico. Esta evolução poderá ter impactos profundos na sociedade, a começar pelo mercado de trabalho, com diminuição brutal de postos de trabalho e necessidade de conhecimentos diferentes dos atuais. Mas a tecnologia também tem tudo para apresentar contributos importantes, por exemplo, na área da medicina e com isso estender ainda mais a esperança de vida da humanidade. Isto é um avanço na luta eterna do homem contra a morte, mas também levanta desafios aos sistemas de saúde, segurança social e sustentabilidade do planeta, já que não temos recursos suficientes para sustentar o esperado aumento exponencial da população.

A evolução esperada necessita, no entanto, de uma condição para ter sucesso. Corremos o risco de agravarmos situações de pobreza e exclusão, bem como das desigualdades na distribuição de riqueza. Na visão do capitalismo, é a vida, as pessoas têm que fazer pela vida, ir à luta, etc... Mas a verdade é que as sociedades ocidentais vivem níveis de infelicidade, doenças, suicídios e consumo de medicamentos psiquiátricos nunca vista, ao mesmo tempo que estão desenvolvidas como nunca. Assim, na minha opinião, o sucesso desta evolução não pode deixar de fora o bem estar das populações. Caso tenhamos muitas pessoas a não conseguir colocar comida na mesa, não nos iludamos, outros comunismos e fascismos aparecerão, revoluções vão acontecer.

A evolução tecnológica pode estar a ser pensada tomando o modelo capitalista e democrático como garantido. No entanto, se os níveis de pobreza e exclusão disparam por substituição do trabalho humano e incapacidade de obter rendimento por parte da população, estes pressupostos podem ser simplesmente eliminados. Todo o modelo pode ruir se o bem estar da população como um todo não for acautelado.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Vida de sonho às 09:28



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2018

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.