Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vida de Sonho

Todos os dias temos uma decisão a tomar: o que vou fazer com a minha vida? Por aqui registo reflexões sobre essa guerra.



Terça-feira, 15.05.18

Sam Harris - espiritualidade sem religião

Ontem vi um pequeno vídeo de Sam Harris sobre a ilusão do eu. Este norte-americano é um homem de ciência e tem uma posição muito crítica sobre a religião. Será até, provavelmente, ateu. Isso não o impede, no entanto, de olhar para o trabalho da ciência com a mente aberta e tirar conclusões. Neste breve vídeo, ele fala sobre a ilusão da existência de um eu. Em nenhum lado do corpo existe uma cantinho onde está este eu, esta pessoa que experiencia a vida. Gostei muito de o ouvir, porque não é por se ter a ciência como base que se tenha que ser dogmático. Foi muito interessante. Tem até um livro sobre uma abordagem espiritual racional ou sem religião (chama-se Despertar).

Eu sempre separei Deus das religiões. Uma coisa é uma organização humana, que segue crenças, executa rituais, enfim, que tem uma agenda; outra coisa é a existência de uma entidade que criou tudo o que experienciamos (incluindo nós próprios, em consequência - nós enquanto seres humanos). E a verdade é que não temos provas que Deus existe, nem que nõ existe. Digamos que vivemos em crença, sim (crente), não (ateu), talvez (agnóstico). Só místicos apresentam relatos de um contacto com Deus ou Alá ou Brahman ou Tao ou grande espírito, conforme a origem. No entanto, essas experiências são interiores, ou seja, não há sinais exteriores de que essa pessoa teve/tem essa experiência (a não ser estado meditativos profundos, etc...). Continuamos a depender em acreditar no relato dessas pessoas. A alternativa é fazermos o mesmo percurso e, quem sabe, algo acontece.

Assim, o mistério continua, a vida continua...

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Vida de sonho às 09:39



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2018

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.