Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vida de Sonho

Todos os dias temos uma decisão a tomar: o que vou fazer com a minha vida? Por aqui registo reflexões sobre essa guerra.



Sexta-feira, 17.08.18

Tomamos decisões?

Num dos seus vídeos, Swami Sarvapriyananda falou de uma experiência sobre tomada de decisões. A equipa de investigação colocou um aparelho para medir a atividade cerebral em algumas pessoas e convidou-as a tomar decisões: coisas simples como pegar em objetos ou escolher entre 2 coisas diferentes. No momento da decisão, as pessoas informavam a equipa. Esse estudo mostrou que antes das pessoas manifestarem que a decisão estava tomada havia atividade cerebral.

Vale o que vale, mas abre hipóteses muito interessantes. A mais interessante é que o que achamos ser uma tomada de decisão é na verdade ter conciência da decisão tomada. Ou seja, quando surge o pensamento "escolho a bola preta e não a vermelha", esse não é o momento da decisão. A decisão terá ocorrido momentos antes, no "inconsciente", e esse é o momento em que a decisão é manifestada, em que se torna consciente para nós. Isto é absolutamente fascinante.

Por um lado, reforça o poder do condicionamento, da programação mental, considerando o poder do inconsciente na tomada das decisões; por outro, faz-nos pensar sobre o controlo que temos sobre a nossa vida (será bastante menor do que o que pensamos).

Um bom ponto para investigar com alguma profundidade.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Vida de sonho às 09:43



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2018

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.