Tomamos decisões?
Num dos seus vídeos, Swami Sarvapriyananda falou de uma experiência sobre tomada de decisões. A equipa de investigação colocou um aparelho para medir a atividade cerebral em algumas pessoas e convidou-as a tomar decisões: coisas simples como pegar em objetos ou escolher entre 2 coisas diferentes. No momento da decisão, as pessoas informavam a equipa. Esse estudo mostrou que antes das pessoas manifestarem que a decisão estava tomada havia atividade cerebral.
Vale o que vale, mas abre hipóteses muito interessantes. A mais interessante é que o que achamos ser uma tomada de decisão é na verdade ter conciência da decisão tomada. Ou seja, quando surge o pensamento "escolho a bola preta e não a vermelha", esse não é o momento da decisão. A decisão terá ocorrido momentos antes, no "inconsciente", e esse é o momento em que a decisão é manifestada, em que se torna consciente para nós. Isto é absolutamente fascinante.
Por um lado, reforça o poder do condicionamento, da programação mental, considerando o poder do inconsciente na tomada das decisões; por outro, faz-nos pensar sobre o controlo que temos sobre a nossa vida (será bastante menor do que o que pensamos).
Um bom ponto para investigar com alguma profundidade.