Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vida de Sonho

A nossa vida de sonho constrói-se, aqui temos simplesmente algo próximo de um diário.



Segunda-feira, 14.05.18

Um percurso alimentar saudável

Na passada sexta-feira, o programa prova oral entrevistou Joana Moura, que editou um livro sobre alimentação saudável e tem um percurso de anos nesta área. A minha mulher ouviu a entrevista e sentiu uma empatia muito interessante pela história da entrevistada.

Fiquei muito contente com isso, porque é mais um contributo para uma melhoria na forma como nos tratamos. Referiu com especial intensidade a questão dos hidratos de carbono e a aditividade do açúcar. O açúcar vicia. Já levo uns humildes 3 anos de cuidados alimentares e na fase inicial chamava veneno ao açúcar, o que originava algumas reações trocistas dos mais próximos. É naturalmente um exagero, mas é uma imagem poderosa da realidade. O hidratos são metabolizados em açúcar, daí os cuidados que devemos ter com este macronutriente. Falou também de outros conteúdos da entrevista que me fizeram lembrar o meu percurso.

Foi muito engraçado, porque permitiu-me olhar para trás e rever. Iniciei com a análise de macronutrientes e as quantidades de calorias, portanto, o que comia e quantidades. Depois, passei por uma fase mais fit, com redução de hidratos e mais peso de proteína e gorduras. Isso levou-me a ter bastante afinidade com a abordagem Paleo, mas flexível, porque, felizmente, sou saudável e não tenho excesso de peso, portanto, não é necessário abordar o tema com grande rigidez. A partir daqui inicia-se uma fase de aperfeiçoamento: comecei a olhar para o equilíbrio ácido vs alcalino e para o tema da inflamação. É um percurso que se faz por fases, passo a passo, procurando manter níveis de saciedade e equilíbrio sustentáveis. Na semana passada, passei os 5 dias úteis sem glúten. Não foi difícil, porque já tinha cortado a massa, pouco pão comia, portanto, foi só controlar o snack das bolachas.

Sou um entusiasta de uma alimentação de excelência, pelo único motivo possível: os resultados. Tive os resultados esperados e algumas melhorias além do esperado (por exemplo, rinite alérgica). Este fim de semana tive festas de aniversário e não deixei de comer bolo e até um gelado. É tudo uma questão de equilíbrio e determinação mental. A mente lidera o processo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Vida de sonho às 12:52



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2018

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.